quarta-feira, 1 de julho de 2020

LANÇAMENTO DO BLOG


            Olá a todos. É com prazer que dou início a este Blog, o Precurefiction, voltado especialmente aos fãs da franquia Pretty Cure (ou Precure, como preferirem), a famosa produção de animação japonesa no estilo mahou shoujo (garotas mágicas) que enfrentam as forças do mal, e que desde 2004 são é presença frequente na TV nipônica. Como um fã deste estilo de produção, nas horas vagas, acabo tendo algumas idéias, e por passatempo, comecei a escrever algumas histórias baseadas nas personagens desta franquia, no que é popularmente conhecido como fanfiction (ficção de fã), quando fãs criam histórias a respeito de uma série ou criação já existente. Existem milhares de fanfictions no mundo todo, criadas por fãs que adoram as mais variadas séries que mais gostam.
            Este blog será um pequeno site onde pretendo compartilhar minhas fanfictions de Pretty Cure a todos aqueles que curtem a franquia, e também àqueles que tenham interesse em ler as histórias que escrevo. Espero que possam apreciar os meus textos, e que se divirtam com eles. Trarei aqui continuações de séries oficiais, bem como criações completamente originais, que farão parte (não-oficial, logicamente) do Universo Pretty Cure. Tentarei manter postagens regulares aqui, mas como um trabalho de fã, espero que entendam quando algo demorar a sair, até porque, embora sejam apenas textos, não é tão fácil escrever como pode parecer. Quero tentar trazer histórias que possam ser apreciadas, e que sejam boas o suficiente para que quem ler se divirta com elas, e compartilhe com amigos que sejam fãs ou não das personagens.
As heroínas da primeira série Pretty Cure, Cure Black e Cure White.
            Pretty Cure surgiu em 2004 no Japão, produzida pela Toei Animation, e alcançou um grande sucesso, sendo hoje um dos carros-chefe do setor de produções do estúdio, ao lado das franquias de tokusatsu Super Sentai e Kamen Rider. Até o presente momento, temos 17 séries Pretty Cure, com 15 grupos de personagens, em um esquema que é renovado todos os anos, como parte da estratégia da Toei de vender produtos licenciados dos mais variados tipos, esquema comum da indústria de produção japonesa de animação. Obviamente, muitos fãs acabam sentindo saudades quando alguma série se encerra e não tem mais aventuras produzidas, porque é substituído por outro grupo. Mas aqui, poderemos ver novas aventuras de algumas destas séries já encerradas, ajudando a matar um pouco a saudade, enquanto trarei também novas séries criadas inteiramente por mim, que espero que achem bem interessantes.
            Cada série será apresentada no esquema de “episódios”, onde cada texto será considerado como tal, como se fosse de fato uma “série de TV”. Ocasionalmente, haverão alguns textos “especiais”, que poderão ser considerados como “filmes”, em referência às produções de aventuras especiais que são levadas para os cinemas no Japão, das séries de grande sucesso, e do qual Pretty Cure não é exceção.
            Convido todos a acompanharem as aventuras que serão disponibilizadas aqui, e possam curtir as histórias com as heroínas Pretty Cures. A cada postagem, todos poderão deixar suas opiniões nos comentários. Sei que nem todo mundo irá apreciar, mas não dá para agradar a todos, e não pretendo também afirmar que as histórias que apresentarei serão as melhores. Tentarei dar o melhor de mim, lembrando que este é um trabalho exclusivamente de fã para fã. Então, fiquem atentos para começarem a acompanhar a primeira série que trarei aqui, nada menos que uma continuação (não oficial, é claro) da série que definiu os moldes da franquia Pretty Cure, Pretty Cure Five, a quarta produção da Toei na franquia criada em 2004.
            Afinal, quando tudo começou, em 2004, tínhamos uma dupla de heroínas, Cure Black e Cure White, com personalidades opostas, que enfrentavam as forças do mal. Um conceito simples e uma aposta da Toei que deu certo, a ponto destas heroínas ganharem uma nova série em 2005, com a adição de mais uma heroína, Shiny Luminous, tornado a dupla um trio. Em 2006, a Toei transformaria Pretty Cure em franquia, com a criação de uma nova série, com duas novas personagens, Cure Bloom e Cure Egret, enfrentando os malfeitores, repetindo o conceito da primeira série de heroínas, a ponto de muitos até acharem a nova dupla uma “cópia” das pioneiras Cure Black e Cure White, apenas com roupagem diferente.
A dupla original de heroínas virou um trio na série seguinte (acima), Max Heart, antes de dar lugar a novas personagens em Splashstar, com uma nova dupla de heroínas (abaixo).
            O conceito das garotas mágicas Pretty Cure seria expandido na série seguinte, Pretty Cure Five, de 2007, com as personagens assumindo mais o estilo de super-heroínas, agora em um grupo de cinco integrantes, espelhando o formato já utilizado pela Toei nas séries Super Sentai, e definindo os novos parâmetros que Pretty Cure seguiria dali em diante, com grupos de meninas heroínas lutando contra as forças do mal. Pretty Cure ganharia uma sequência, e ao seu fim, no início de 2009, a Toei passou a renovar a franquia todos os anos, substituindo sempre os personagens e grupos de heroínas, com o estúdio promovendo algumas inovações aqui e ali a cada nova produção, mesmo mantendo várias características que virariam clichês mais do que conhecidos em todas elas.
Pretty Cure Five: as novas bases da franquia.
            Por mais que alguns digam que Pretty Cure Five não seja a melhor produção da franquia, havendo séries melhores, é preciso lembrar que naqueles tempos, apesar do sucesso, a Toei ainda estava lapidando a produção, de forma que as histórias e aventuras foram evoluindo ao longo do tempo, claro que sempre tendo altos e baixos. Mesmo assim, Pretty Cure Five tem seu valor por lançar as bases definitivas que a franquia assumiu nestes mais de 15 anos de produção ininterrupta na indústria de animação nipônica, e está longe de ser uma série ruim. Na verdade, é a minha preferida, pelo estilo e carisma de suas personagens, além de ter um dos visuais mais bonitos de uniformes de toda a franquia, na fase Gogo, quando as personagens ganharam uma mudança mais do que bem-vinda, com um design mais elegante e sofisticado.
            E será com elas que começarei a primeira fan-série neste blog, cujos “episódios” começarão a ser postados em breve: YES! PRETTY CURE FIVE GOGO EX. Está mais do que na hora de rever as heroínas, em novas aventuras! Acompanhem tudo aqui no PRECUREFICTION...

Adriano de Avance Moreno

Pretty Cure Five Gogo foi a última continuação de uma série na franquia, que a partir de então, trocaria de personagens todos os anos, mostrando novos grupos de heroínas, entre os quais, temos:
Suite Precure
Smile Precure
Hugtto! Precure
Healin' God Precure é a série atual da franquia, em exibição na TV nipônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRETTY CURE FIVE GOGO EX – EPISÓDIO 73

          E devagar, mas seguindo em frente, eis mais um “episódio” de Pretty Cure Five GoGo EX, dando seguimento ao projeto de fanfic com...