quarta-feira, 16 de novembro de 2022

PRETTY CURE FIVE – DEFININDO OS RUMOS DA FRANQUIA


             Criada em 2004, quando foi ao ar a primeira série, intitulada “Futari Wa Pretty Cure”, as séries Precure, como são conhecidas atualmente, foram uma aposta da Toei Animation em criar uma marca de garotas super-heroínas, no melhor estilo garota mágica, para faturar vendendo todo tipo de produto licenciado. A empreitada havia se mostrado certeira, com as primeiras heroínas, Nagisa Misumi, a Cure Black, e Honoka Yukishiro, a Cure White, ganhando uma nova série em 2005, com novas aventuras, onde ganharam a companhia de Hikari Kujou, a Shiny Luminous, com o agora trio de heroínas a cumprirem sua missão e fazer o estúdio nipônico faturar muito mais com as bugigangas da série. Aí, tiveram a idéia de mudar tudo para 2006, ou quase isso, trocando as personagens e seus codinomes, fazendo com que Pretty Cure virasse uma franquia, o que abria muito mais possibilidades para faturar comercialmente, com a introdução de novos produtos todos os anos.

             Futari Wa Pretty Cure Splashstar, contudo, padeceu de um erro crasso da Toei: era muito igual às duas séries antecessoras, e até as novas heroínas pareciam versões decalcadas das originais. Tanto que, em um ou outro país, até se cogitou exibir essa terceira produção como se fosse continuação direta das duas primeiras séries, afinal, Saki Hyuuga e Mai Mishou eram muito parecidas com Nagisa e Honoka, assim como suas formas de Pretty Cures também deixarem a mesma impressão, com Cure Bloom tendo apenas mais colorido no uniforme em relação a Cure Black. Os resultados, apesar da história ter lá suas diferenças, não agradaram, de modo que a Toei resolveu mudar tudo para a série seguinte.

             E para a nova série, a Toei foi se inspirar em produções que eles já tinham há tempos em seu catálogo, e que faturavam muito bem: as produções Super Sentai, e Sailor Moon, cuja série original ainda figurava entre os produtos mais lucrativos do estúdio. E então, eis que a nova série das guerreiras lendárias Pretty Cure traria um grupo de heroínas, e não apenas uma dupla ou trio, como havia sido feito até então. Do esquema original, mantiveram apenas o lance de cada heroína ter uma personalidade diferente, enfatizando sempre o lance da união e da amizade como fatores cruciais para as jovens superarem as adversidades, fossem nas tarefas do dia-a-dia, fossem nas lutas como super-heroínas.

             Assim, em 2007, estreava na TV japonesa Yes! Pretty Cure Five, trazendo agora uma equipe de cinco heroínas na luta contra as forças do mal. Tendo início com Nozomi Yumehara, uma jovem meio atrapalhada, mas cheia de disposição, e com o astral sempre o mais otimista possível, tornava-se a Cure Dream, a mais nova guerreira lendária Pretty Cure, em resposta aos anseios da fada Coco, para que ajudasse a salvar seu reino das forças da vilã Despairah e sua organização Nightmare, que estavam atrás do Dream Collet, um artefato que, abastecido com seres chamados Pinkies, poderia realizar qualquer desejo. E, como enfrentar os malfeitores era muito para apenas uma heroína, eis que Nozomi foi encontrando suas parceiras de luta, começando com sua melhor amiga Rin Natsuki, que se tornou a Cure Rouge. Logo a seguir, uma aspirante a atriz e idol, Urara Kasugano, que se tornou a Cure Lemonade. Logo a seguir, fechando o grupo, a tímida Komachi Akimoto, que se transformou em Cure Mint, e Karen Minazuki, a Cure Aqua. E estava formado o quinteto de super-heroínas que enfrentariam as forças do mal como as novas guerreiras lendárias Pretty Cure.

             O resultado foi um sucesso, e a nova formula criada em Pretty Cure Five definiria os rumos da franquia Pretty Cure até os dias atuais: grupos de heroínas, todas diferentes entre si, que se unem frente a alguma ameaça, para defender a Terra, ou alguma coisa importante para a vida de todos, com os mais variados assuntos sendo utilizados como tema. O sucesso do novo quinteto de heroínas foi tamanho que ganhariam uma sequência, Pretty Cure Five GoGo, em 2008, mas substituído em 2009 pela nova série Fresh Pretty Cure, onde a Toei resolveu renovar tudo, aplicando a mesma fórmula. E dali em diante, vindo até os dias atuais, com resultados mais ou menos entusiasmantes, dependendo da produção.

             Pretty Cure Five é até hoje uma das melhores séries da franquia, por apresentar boas personagens, com desejos e sonhos muito bem definidos, que foram sendo delineados nas duas temporadas da franquia dedicada a elas, mostrando um bom desenvolvimento das personagens. Pode ter lá seus defeitos, mas se formos comparar com as séries mais recentes, ainda se mostra muito interessante, ainda que tenha tido desenvolvimentos diferentes nas duas temporadas. Daí, meu interesse em criar a fanfic que apresento aqui no blog, Pretty Cure Five GoGo EX, continuando as aventuras das meninas, em novos desafios contra novos oponentes.


             Mas, antes de se acompanhar esta fanfic, sempre ressaltei que era importante acompanhar e conhecer as duas séries produzidas pela Toei, já que toda a base das novas aventuras se encontra lá, com a apresentação das personagens, elenco de apoio, locais, etc. E para quem ainda não teve a chance de assistir à estas duas produções, é só visitar o link abaixo, e conferir os episódios da primeira série das Pretty Cure Five, inclusive o filme para cinema produzido, todos legendados pelo fansubber Aenianos, que até os dias de hoje é praticamente o maior fansubber da franquia, tendo legendado praticamente tudo de Precure até a série Star Twinkle Precure, de 2019. Portanto, façam bom proveito do excelente trabalho desenvolvido pelo Aenianos, e acompanhem toda esta série de Pretty Cure:

 

https://drive.google.com/drive/folders/1B1-V7EZxI78xrUPaguXerIETAE19YSUd?fbclid=IwAR2_JE_xDgRoA45am33uHkOdFwJe1T_YebIYEqKzirCi5Q_XSD8LGZ0TsVA

 

Ficha Técnica

Yes! Pretty Cure Five

Número de episódios: 49

Número de filmes: 01

Gênero: Garotas Mágicas

Criação: Izumi Todo

Direção: Toshiaki Komura

Roteiro: Yoshimi Narita

Musica: Naoki Satō

Estúdio: Toei Animation

Exibição Original: TV Asahi – 04 de fevereiro de 2007 a 27 de janeiro de 2008

 



Então, quem ainda não conhece a série, acompanhe tudo, e depois de assistir às duas produções de Pretty Cure Five, se tiver gostado, passe a acompanhar a fanfic Pretty Cure Five GoGo EX, com as novas aventuras das heroínas, com cerca de 50 “episódios” disponibilizados até o presente momento. E bom divertimento a todos.

 

Adriano de Avance Moreno

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRETTY CURE FIVE GOGO EX – EPISÓDIO 73

          E devagar, mas seguindo em frente, eis mais um “episódio” de Pretty Cure Five GoGo EX, dando seguimento ao projeto de fanfic com...